Equipe Increasing faz parceria com Harvard, Temple University e Universidade de Toronto para desenvolver técnica cirúrgica para reconstruir a inervação da bexiga

 

Um dos problemas dos tumores da coluna e medula espinhal é que a retirada do tumor frequentemente destrói os nervos da cauda equina. Uma das consequências é destruição dos nervos da bexiga, que acarreta a perda da habilidade de armazenar e eliminar urina.


A equipe de fisiologia da Temple University e de Neurocirurgia Periférica de Harvard idealizaram um procedimento de transposição nervosa para reinervar a bexiga usando os nervos que não foram lesionados durante a cirurgia.

Nesta colaboração, o Dr. Nucelio Lemos, da Clínica Increasing, e professor na Universidade de Toronto, foi convidado para desenvolver a técnica cirúrgica que torna o procedimento possível. "É uma grande honra ser reconhecido pela Neurocirurgia de Harvard como um dos maiores experts em abordagem laparoscópica dos nervos pélvicos", diz Dr. Nucelio.




Confira a publicação da primeira fase do estudo, onde foi avaliada a factibilidade da técnica cirúrgica em cadáveres: https://thejns.org/spine/view/journals/j-neurosurg-spine/38/2/article-p258.xml