Increasing presente no LII Congresso da Sociedade Colombiana de Urologia

Dr. Nucelio Lemos é um dos convidados internacionais do LII Congresso da Sociedade Colombiana de Urologia com aulas sobre Dor Neuropática e sobre Neuromodulação

No dia 19 de Agosto  o Dr. Nucelio Lemos foi uma das grandes atrações do LII Congresso da Sociedade Colombiana de Urologia, realizado em Cartagena, Colômbia. Os temas de suas aulas foram “Disfunción del piso pélvico por atrapamiento nervioso, negligenciamédica?” (Disfunção do piso pélvico por encarceramento nervosa, negligência médica?) e “Si falla la neuromodulacion sacra o el sars pierde sus electrodos, quehacer?” (O que fazer quando a neuromodulação sacral falha ou se perdem os eletrodos do SARS).

“Na primeira aula, tratei da importância do diagnóstico topográfico e etiológico para garantir ao paciente um tratamento específico e eficiente”. Os congressistas ficaram intrigados com a constatação de que a Medicina hoje vive o que o Dr. Nucelio chama de “A Era das Síndromes”, onde somente o diagnóstico sindrômico é feito seguindo fluxogramas, levando ao tratamento inespecífico, ineficaz e focado somente nos sintomas e não na causa dos mesmos. “Também apresentei nossos resultados com descompressões nervosas por laparoscopia, que são hoje os melhores do mundo para este tipo de afecção nervosa”.

Na segunda aula, o Dr. Nucelio abordou a importância do implante laparoscópico de neuromoduladores (procedimento LION) no resgate de pacientes com que falharam a neuromodulação sacral ou que tiveram problemas com seus eletrodos e que apresentem elevado risco de lesão nervosa durante a substituição dos eletrodos.