Increasing no Congresso da Associação Americana de Uroginecologia

O Dr. Nucelio Lemos, responsável técnico do Increasing, foi um dos grandes destaques no congresso da American Urogynecology Society (AUGS – Sociedade Americana de Uroginecologia). 

Convocado para a conferência principal da Master Surgeon Session (Sessão dos Mestres da Cirurgia) sobre Neuroanatomia e Neuropreservação em Cirurgia Pélvica, fez uma extensa revisão da anatomia dos nervos que cruzam a pelve, responsáveis pela função urinária, intestinal e sexual, bem como a sensibilidade e movimentos dos membros inferiores; também discutiu os passos cirúrgicos onde mais frequentemente ocorrem lesões nervosas durante as cirurgias ginecológicas, bem como os tipos de lesão e seus sintomas e a importância da detecção precoce destas lesões; finalmente, concluiu ensinando as estratégias para prevenir danos ao nervos pélvicos durante as cirurgias.

“Estimamos que danos nervosos ocorram em cerca de 3% das cirurgias pélvicas e a maioria delas é erroneamente atribuída ao posicionamento da paciente na mesa cirúrgica ou à agulha da raquianestesia. É preciso conscientizar os cirurgiões de que as paredes pélvicas são cobertas por nervos importantes e que estes podem ser lesionados durante as cirurgias pélvicas”, diz o Dr. Nucelio.


Como parte desse esforço de conscientização, a AUGS encomendou ao Dr. Nucelio uma série de artigos educativos com vídeos de anatomia e como evitar lesões dos nervos pélvicos. Os artigos serão publicados no “Journal of Female Pelvic Medicine & Reconstructive Surgery” e distrubuídos aos membros da AUGS. A palestra do Dr. Nucelio foi filmada e transmitida em webcast.