O que é Biofeedback?


O biofeedback é uma técnica de tratamento em que os sensores são usados para medir as principais funções do corpo, como temperatura da pele, atividade muscular, respiração e frequência cardíaca. 

Este método de terapia permite que o paciente receba informações (feedback) sobre o corpo, a fim de aprender o controle voluntário dessas funções. Com isso, é possível relaxar certos músculos e reduzir a dor. De modo geral, o biofeedback oferece a capacidade de praticar novas formas de controlar o corpo, geralmente para melhorar uma condição de saúde ou desempenho físico.

Como funciona?

Alternativamente conhecido como neurofeedback, o treinamento de biofeedback usa estímulos sonoros e visuais para estimular o cérebro a processar as informações que recebe. 

A técnica literalmente ensina ao cérebro como se adaptar, melhorando a capacidade de resposta e poder de processamento. Tratamentos regulares podem ajudar o cérebro a reparar quaisquer irregularidades na forma como ele processa os estímulos. Isso no prazo pode resolver problemas comportamentais, dificuldades de aprendizagem, ansiedade, estresse e até depressão.

Procedimento

O biofeedback é indicado para pessoas com qualquer tipo de dificuldade em se manter de pé e caminhar de forma independente (adultos e crianças). O procedimento também é válido para as seguintes condições:

  • Idosos com déficit de equilíbrio;
  • AVE (acidente vascular encefálico);
  • Parkinson; 
  • Lesão medular;
  • Pós-operatório de cirurgias neurológicas e ortopédicas;
  • Traumatismo craniano;
  • Paralisia cerebral;
  • Mielomeningocele;
  • Síndrome de Down;
  • Esclerose múltipla;
  • Esclerose lateral amiotrófica etc.

Inicialmente é feita uma primeira consulta. Já nesse momento será determinado o tempo, a frequência e o tipo de tratamento pertinente para cada caso. O biofeedback pode ser feito uma ou duas vezes por semana e dependendo do caso até diariamente.

Biofeedback no Increasing

Temos equipamentos de ponta e profissionais experientes que se baseiam em todas as técnicas mais recentes. Para ajudar nossos pacientes a entender melhor o que oferecemos e os benefícios do tratamento, fornecemos uma equipe de prontidão para esclarecer praticamente qualquer dúvida que possa ter.

O Increasing oferece serviços para pacientes de todas as idades. Cada tratamento é adaptado ao indivíduo para oferecer uma abordagem mais pessoal. Nossos profissionais se orgulham de oferecer apoio e ajudar você a desenvolver seu próprio plano estratégico. 

Nós monitoramos seu progresso e observamos melhorias ao longo do caminho para que você possa perceber o benefício do tratamento. O maior conforto é saber que sempre disponibilizaremos um profissional para conversar com você sobre sua condição e necessidades.

Com o Increasing você pode esperar serviços personalizados e preços transparentes em todos os momentos. Nosso objetivo é oferecer os melhores padrões de suporte e cuidado. Desde a consulta inicial, vamos explicar os custos e estabelecer um plano único e personalizado. Todo paciente é importante para nós e prometemos fazer o melhor que pudermos.

Por Dr. Felipe F. Lemos, Fisioterapeuta Neurofuncional - CREFITO-3/69760-F

Artigo relacionado a: