Por Novembros Mais Azuis


O nosso país é famoso por seus destinos turísticos atraentes, população calorosa, diversidade de entretenimentos e seus incríveis recursos naturais.

Nossa gente não é apenas conhecida pelo receptividade e gentileza, mas também por inúmeros talentos nos esportes, negócios, comércios, tecnologias e etc.

A cor azul, presente em sua varias nuances no nosso céu, no mar e na nossa bandeira, representa confiança, calma, segurança, estabilidade, sucesso e cura, segundo a ciência da cromoterapia.

Não poderia ser melhor a cor dada a campanha de Sáude Masculina denominada Novembro Azul, onde o interesse deste “evento” é a sensibilização dos homens sobre sua saúde pessoal.

É um ótimo momento de oferecer sociedade informações importantes sobre as várias enfermidades que acometem os homens. O urologista nesse contexto é o médico que normalmente atende os homens desde a faixa etária infantil até a velhice, sendo o profissional mais habilitado pra direcionar as necessidades de cada paciente.

Devemos manter nossa população instruída quanto aos temas de saúde mais relevantes, buscando um equilíbrio entre corpo, mente e espírito, o que em ultima instancia leva a melhoria no tempo de sobrevivência e na qualidade de vida.

Um primeiro fator de destaque nesse cenário seria a prática de exercícios fisicos. Reservar um tempo de sua rotina agitada para esportes tais como caminhadas, dança ou corrida mantêm a mente e o corpo revigorados e energizados.

Compreender que ambiente ao nosso redor também é um fator importante que afeta a saúde. É conhecido que o ritmo acelerado dos dias de hoje e as tensões relacionadas aos negócios, trabalho e até mesmo pessoais tornem a vida mais complexa e estressante.

Deve-se considerar ter sempre um ambiente útil e solidário; como por exemplo, fazer companhia a bons amigos, evitar maus hábitos e drogas, vivendo mais próximo da natureza, mantendo pensamentos e pessoas tóxicas longe do seu convívio e passando momentos de qualidade com familiares, crianças e idosos.

De acordo com um estudo publicado na Harvard Health Publishing, os homens são menos saudáveis do que as mulheres. É mais provável que os homens bebam mais, corram mais riscos e não consideram visitas regulares ao médico para exames rotineiros. Essa é uma tendência comum em todo o mundo que precisa ser corrigida.

Alimentos saudáveis são extremamente importantes. É fato conhecido em todo o mundo que fest foods, gorduras e produtos com alto teor de açucar podem levar a vários estados de doença. Não apenas no Brasil, mas em vários países do globo, as pessoas que sofrem de problemas prostáticos e cardio-vasculares são vítimas de maus hábitos alimentares e obesidade.

Além disso, depois dos 40 anos de vida podem apresentar sintomas urinários em virtude do aumento da próstata, ter sintomas da esfera sexual incluindo disfunções da testosterona e da ereção e ter que se prevenir do inimigo silencioso que é o cancer da próstata, principal causa de morte por cancer em homens nessa faixa de idade.

Os homens devem ser ensinados, expostos e providos de recursos que possam ajudá-los a se tornarem mais disciplinados, organizados e produtivos, tomando medidas simples em sua vidas. Além disso, procurar um urologista 1x/ano para ser examinado e fazer uma bateria de exames de laboratório e imagem é a melhor conduta preventiva das principais doenças que podem estar em fase inicial.

O Novembro Azul é um desses eventos surpreendentes, que contribui para uma imediata reconciliação do homem para consigo mesmo, permitindo que a importante missão de provedor, exemplo de força, coragem e proteção da família, possa ser exercida com saúde e muita satisfação.

*Os doutores Marcos Tobias Machado - CRM-SP: 75.225 -, urologista da Clínica Increasing, e Mário Maciel Junior - CRM SP: 97765-, urologista da Universidade Estadual de Roraima escreveram este artigo.

Artigo relacionado a: