Estudo desenvolvido pela equipe Increasing, em uma parceria internacional, é capa da revista Neuromodulation


 A publicação de janeiro de 2023 da revista Neuromodulation traz na capa, e como "Escolha do Editor", o estudo "Reabilitação de pessoas com lesão medular crônica por meio do Neuroestimulador implantado por laparoscopia: impacto na mobilidade e nas funções urinária, anorretal e sexual". 

O estudo foi desenvolvido pela equipe Increasing e uma parceria internacional, e teve como objetivo avaliar o impacto do implante por laparoscopia de eletrodos de neuromodulação (procedimento Possover-LION) na mobilidade e nas funções sexual, urinária e anorretal de pessoas com lesão medular crônica. Foram analisados pacientes submetidos ao procedimento cirúrgico e aos 3, 6 e 12 meses de pós-operatório. 



Os resultados mostraram que os pacientes apresentaram melhora na mobilidade e sensibilidade genital e redução no número de episódios de incontinência urinária e fecal e ajuda a estabelecer o procedimento Possover-LION como uma adição ao arsenal terapêutico para a reabilitação de pacientes com lesão medular crônica.

Autores:

Nucelio Lemos, MD, PhD; Gustavo L. Fernandes, MD, PhD; Augusta M. Ribeiro, MD; Priscila S. Maia-Lemos, CNP, PhD; Wellington Contiero, PT, MSc; Victor Croos-Bezerra, PT; George Tomlison, PhD; Jean Faber, PhD; Acary S.B. Oliveira, MD, PhD; Manoel J.B.C. Girão, MD, PhD.


Acesse o artigo completo (em inglês) abaixo:

https://www.neuromodulationjournal.org/article/S1094-7159(22)00031-9/fulltext