O que é e quais são os tipos de Incontinência urinária?

Incontinência urinária é a perda involuntária de urina e afeta uma em cada três mulheres em algum momento de suas vidas. Apesar de comum, esta não deve ser considerada uma situação normal. Quando apropriadamente diagnosticada, a incontinência urinária pode ser tratada e melhorar muito a qualidade de vida da pessoa acometida.

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia afirma que 10 milhões de brasileiros sofrem com a incontinência urinária, que afeta duas vezes mais mulheres que homens. 

A perda de urina pode ocorrer por diversos motivos e identificar sua causa é fundamental para a escolha de um tratamento correto e efetivo. Conheça os tipos apresentados pela uroginecologista Dra. Augusta Morgado:

Incontinência urinária de esforço

Acontece quando o canal (uretra/esfíncter urinário) se torna fraco ou perde a sustentação, o que dificulta seu funcionamento apropriado no momento de segurar a urina. A manifestação pode acontecer durante atividades físicas (salto, dança, corrida) e eventos que aumentam a pressão abdominal (tosse e espirros). A incontinência urinária de esforço atinge até 50% das mulheres com mais de 65 anos, com intensidades variadas, principalmente aquelas que tiveram gestações e partos vaginais, cujas mães sofreram de incontinência e que sofrem de obesidade. Já nos homens, esta condição pode estar relacionada a cirurgias de próstata.

Incontinência urinária de urgência

É aquela que se manifesta quando há contrações involuntárias (espasmos) do músculo que controla o esvaziamento da bexiga (detrusor). A incontinência urinária de urgência pode ocorrer como manifestação de doenças neurológicas, pela queda hormonal local causada pela menopausa ou ainda sem causas identificáveis (idiopática). Como o próprio nome já diz, a principal queixa é de desejo forte e urgente de urinar, que pode levar à perda de urina no caminho para o banheiro e, ainda, aumento da frequência urinária durante o dia ou à noite.

Incontinência urinária mista

Reúne características das perdas de esforço e urgência. 

Incontinência de transbordamento

Ocorre quando há algum tipo de dificuldade no esvaziamento da bexiga. Com isso, o resíduo de urina após a micção vai progressivamente aumentando, até que começa a transbordar.

Incontinência do tipo funcional

É aquela provocada por dificuldade no planejamento ou na execução da ida ao banheiro, seja por alterações cognitivas ou por alterações de mobilidade, sem que haja disfunções urológicas.

Converse com seu médico para que ele possa realizar um diagnóstico preciso e, assim, conduzir o tratamento ideal para o problema. O Increasing possui profissionais altamente capacitados para atender pacientes que precisam de tratamento em casos de bexiga neurogênica e qualquer outro problema relacionado à incontinência urinária. Para saber mais informações entre em contato pelo telefone (11) 3938-6177 ou se preferir mande uma mensagem pelo WhatsApp no número (11) 98102-0372.