Muito se fala sobre a endometriose e seus sintomas, mas você
já ouviu falar da adenomiose e seus sintomas?
A adenomiose caracteriza-se pela presença de tecido endometrial, que é a camada mais interna do útero e que responde ao estímulo hormonal, infiltrada na parede uterina, no interior do miométrio (camada muscular do útero) (figura 1 e figura 2). Já a endometriose caracteriza-se pela presença do tecido endometrial fora do útero, que pode estar espalhado em focos na pelve e no abdome.
A adenomiose é encontrada em cerca de 20% das mulheres na idade reprodutiva, sendo, no entanto, muitas vezes assintomáticas e somente diagnosticadas caso tenham seu útero retirado por algum motivo ou por achados de exames de imagem.
Os principais sintomas são: cólica menstrual e sangramento menstrual aumentado. Enquanto o útero tende a aumentar de volume devido a infiltração da doença na parede miometrial.
Na nossa prática clínica, observamos que muitas mulheres acreditam que a endometriose cause aumento do volume menstrual quando, na verdade muitas mulheres que têm endometriose, têm também adenomiose, e é esta última, sim, que causa o sangramento uterino anormal.
O tratamento em pacientes sem desejo de engravidar consiste na administração de hormônios para diminuir as cólicas e o sangramento menstrual. E uma das opções mais interessantes para isso é o dispositivo intrauterino liberador de hormônio. Em casos em que não há respostas satisfatórias aos tratamentos clínicos, a opção de tratamento é cirúrgica, sendo indicada a retirada do útero (histerectomia). Já em pacientes com desejo de engravidar, existe a possibilidade de tratamento cirúrgico para a ressecção dos focos de adenomiose.
O Increasing (Instituto de Cuidados, Reabilitação e Assistência em Neuropelveologia e Ginecologia) possui profissionais altamente capacitados para atender pacientes que apresentam problemas relacionados à adenomiose. Além disso, conta com uma ampla gama de tratamentos e terapias àqueles que buscam restabelecer a qualidade de vida. Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 3938-6177 ou, se preferir, mande uma mensagem pelo WhatsApp no número (11) 98102-0372.