O mês de Outubro é destinado para a campanha internacional de prevenção do câncer das mamas. O mamógrafo, também conhecido como mamografia, é um dos principais exames que avalia a saúde das mamas. Por meio dele é possível identificar precocemente alterações como calcificações, nódulos e tumores, que podem ser malignos ou benignos.
Segundo a FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), o rastreamento mamográfico anual é recomendado para as mulheres de risco habitual entre 40 e 74 anos. Essa rotina favorece a detecção precoce da doença e diminui a mortalidade. Mulheres com risco maior que o habitual (como forte história familiar) devem ser individualizadas com possibilidade de iniciar esse rastreio em idade mais precoce.
É importante que as mulheres conheçam seu corpo e que procurem um serviço médico o mais cedo possível caso notem algo diferente em suas mamas. A mulher deve ser estimulada a conhecer o que é normal e a perceber alterações suspeitas de câncer, por meio da observação e palpação ocasionais de suas mamas (porém não substitui a mamografia anual).
Para realizar o exame, a mulher deve estar em pé e os seios posicionados entre as duas placas do aparelho. Para o procedimento ser eficaz, é preciso se manter imóvel e segurar a respiração quando o profissional solicitar. O exame costuma ser indolor, porém incômodo para algumas pessoas.
Existem dois tipos de mamografia: a convencional e a digital. A primeira é o tradicional raio-X das mamas onde a informação é armazenada em um papel radiográfico. Já o digital utiliza um detector que transforma a informação em sinal elétrico e a transmite para um computador. Esta segunda forma requer menos repetição de imagens em relação à analógica, e reduz o tempo de exposição à radiação.
Durante o exame, a mulher vai precisar tirar toda a parte superior da vestimenta, por isso é recomendado o uso de peças únicas, como vestidos ou roupas muito difíceis de remover. O ideal é usar uma camisa abotoada, pois esta pode ser facilmente retirada e vestida.
O Increasing conta com ginecologistas que podem orientar na prevenção e na realização dos exames de rotina importantes na detecção precoce da doença. Além disso, há toda uma equipe multidisciplinar preparada para acolher e oferecer os melhores tratamentos para que a paciente tenha mais qualidade de vida.
Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 3938-6177 ou, se preferir, mande uma mensagem pelo WhatsApp no número (11) 98102-0372.