Reposição hormonal: Quem pode fazer? Confira em que situações são recomendadas a terapia com hormônio



A reposição hormonal é um tratamento médico cujo objetivo é substituir ou aumentar a quantidade de hormônios que o corpo não produz em níveis adequados. Essa terapia é indicada para homens e mulheres, sendo comumente utilizada para tratar sintomas causados pela deficiência de certos hormônios, como os sexuais (estrogênio, progesterona e testosterona).

Tanto o homem quanto a mulher podem utilizar de alternativas de reposição de hormônios, principalmente durante o envelhecimento e o climatério, que reduzem a produção de estrogênio e testosterona.

O tratamento pode ser realizado de diversas formas: comprimidos, adesivos transdérmicos, géis, cremes, injeções, implantes subcutâneos e anéis vaginais. Cada tipo de reposição hormonal tem suas próprias características e indicações, sendo escolhidos de acordo com as necessidades e preferências do paciente, bem como as recomendações médicas.

As indicações para a reposição hormonal podem variar e incluir condições como menopausa (em mulheres), andropausa (em homens). Os benefícios abrangem o alívio de sintomas como ondas de calor, alterações de humor, insônia, diminuição da libido, perda da densidade óssea e ressecamento vaginal. Também pode ser benéfica para melhorar os níveis de colesterol LDL, HDL e triglicerídeos, o que contribui para a saúde cardiovascular do paciente.

Como qualquer tratamento médico, a reposição hormonal apresenta riscos e efeitos colaterais, principalmente quando não é feita de forma adequada, por isso é importante que seja prescrita e acompanhada por um médico especialista, que irá avaliar as condições clínicas do paciente, realizar exames necessários, definir a dose correta e monitorar a eficácia e segurança do tratamento ao longo do tempo. Além disso, é fundamental que o paciente siga todas as orientações médicas, realize as consultas de acompanhamento e relate quaisquer sintomas ou efeitos colaterais que possam surgir.

A visita ao ginecologista, para mulheres, e ao urologista, para os homens, é muito importante, principalmente em certas fases e idades. Fazer exames de rotina é imprescindível a fim de evitar complicações na saúde. Na busca pelo profissional ideal, conte com o Increasing (Instituto de Cuidados, Reabilitação e Assistência em Neuropelveologia e Ginecologia).