A resposta para a pergunta do título é sim. Conforme explica a Dra. Tatiane de Carvalho Lima, terapeuta ocupacional do Increasing (Instituto de Cuidados, Reabilitação e Assistência em Neuropelveologia e Ginecologia), a terapia ocupacional tem o papel de auxiliar o paciente na recuperação de suas funções para favorecer maior autonomia e independência na realização das atividades do dia a dia, sejam elas básicas ou até aquelas que envolvam a rotina de trabalho e lazer.
“O tratamento para reabilitação dos membros superiores com o terapeuta ocupacional possibilita que o paciente consiga retomar suas atividades como, por exemplo, tomar banho, se alimentar sozinho, se vestir, realizar a higiene pessoal, entre outras situações, ainda que com limitações ou adaptações, o que diretamente favorece a melhora dos aspectos emocionais e proporciona uma maior motivação e melhor qualidade de vida”, explica a profissional.
A reabilitação dos membros superiores com o terapeuta ocupacional pode ser indicada tanto para pacientes neurológicos quanto para pacientes ortopédicos. Alguns exemplos de diagnósticos são: lesão medular; Acidente Vascular Cerebral (AVC); Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); esclerose múltipla; doença de Parkinson; Fraturas; síndrome do túnel do carpo; artrite e artrose; dedo em gatilho; entre outros.
A terapeuta ocupacional Tatiane Lima esclarece que para o tratamento, inicialmente, é realizada uma avaliação dos aspectos físicos, sensoriais e funcionais do paciente a fim de indicar o melhor tratamento.
“A reabilitação é feita a partir de exercícios para recuperação de força, sensibilidade, coordenação motora global e fina, e destreza manual; realizados treinos das atividades as quais o paciente apresenta dificuldade, com uso de adaptações para facilitar o processo e orientações para integrar os ambientes do paciente”, informa a terapeuta.
“Essas adaptações ou tecnologias assistivas podem ser compradas com indicação do terapeuta ocupacional ou confeccionadas pelo mesmo. Também é avaliado a necessidade do uso de órteses, que são dispositivos produzidos pelo terapeuta ocupacional para compor o tratamento e auxiliar na prevenção de deformidades”, complementa a especialista.
Para saber mais informações entre em contato pelo telefone (11) 3938-6177 ou se preferir mande uma mensagem pelo WhatsApp no número (11) 98102-0372.