Nutrição

A Nutrição estuda a composição dos alimentos, as necessidades nutricionais individuais de cada indivíduo e o processo de digestão, absorção, transporte e excreção de cada nutriente. A compreensão e o conhecimento dessa ciência nos ajuda desfrutar de todos os seus benefícios.

Com o passar dos anos a importância da alimentação foi e ainda é comprovada através de estudos científicos que demonstram forte ligação entre o tipo de dieta e o surgimento de doenças. Deste modo é necessário orientar quanto à alimentação adequada, a fim de minimizar problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida.

Nutrição na Lesão Medular 
Muitos fatores podem influenciar o estado nutricional do indivíduo com Lesão Medular. Fatores fisiológicos, metabólicos, psicológicos, alimentares e ambientais, além de úlceras por pressão e osteoporose são complicações frequentes que podem agravar ainda mais o perfil nutricional destes pacientes.

Alterações como obesidade, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia também podem aparecer; além de dificuldades no processo digestivo, que podem levar a um quadro de constipação severa.

O acompanhamento nutricional é de extrema importância para o paciente com lesão medular para minimizar os riscos do surgimento de carências nutricionais e doenças crônicas, além de promover a saúde garantindo um atendimento individualizado e adequado a cada indivíduo.