Increasing no 9º Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva - SULBRAFIR.

Nos dias 19 a 21 de Outubro de 2017, o Dr. Wellington Contiero, Fisioterapeuta Cardiorrespiratório, esteve representando o Increasing no 9º Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva - SULBRAFIR,  realizado em Curitiba-PR.

O Dr. Wellington apresentou os resultados preliminares de estudos do Increasing que avaliam os efeitos cardiovasculares do Implante Laparoscópico de Neuromoduladores. O primeiro estudo, intitulados Avaliação da Frequência Cardíaca, Duplo Produto e Índice de Fadiga em Lesionados Medulares Toracicos após Implante de Neuromodulador Pélvico, demosntrou resultados muito encorajadores do Implante Laparoscópico de Neuromoduladores (técnica LION) no condicionamento físico cardiovascular.

Já o segundo, intitulado “Avaliação do Pico de Fluxo Expiratorio e Força Muscular Respiratória em pacientes Lesionados Madulares Torácicos Após Implante de Neuromodulador Pélvico”, demonstrou uma melhora importante na função respiratória dos pacientes.

Os trabalhos receberam excelentes críticas, além de colaborarem para a disseminação do conhecimento sobre os impactos positivos da técnica LION neste grupo de pacientes, bem como sobre a técnica em si. O Dr. Wellington reposndeu a várias perguntas não só sobre os efeitos da neuromodulação nos sistemas cardíaco e respiratório, mas no sistemas neuromusculoesquelético e na função dos órgãos e pélvicos em uso da neuromodulação pélvica pela técnica LION.

A qualidade dos estudos causou um impacto tão positivo na banca examinadora que a levou a convidar o Dr. Wellington a compô-la, tornando-se avaliador dos trabalhos no último dia do congresso.