Você sabe o que é o assoalho pélvico?

O assoalho pélvico é o conjunto de músculos, ligamentos e fáscias que sustentam os órgãos da pelve (bexiga, intestino e a vagina ou a próstata). Além disso, estes músculos influenciam diretamente a atividade destes órgãos e são essenciais para o controle da função urinária, intestinal e sexual.

O cuidado com a saúde pélvica está diretamente relacionado com a qualidade de vida de homens e mulheres. Aspectos como a incontinência urinária ou de fezes e os problemas sexuais podem afetar a autoestima e a independência das pessoas, restringindo atividades físicas e sociais. 

Devido ao constrangimento ocasionado por estas alterações, muitas pessoas sofrem em silêncio, não relatando essas complicações a profissionais da saúde. Problemas urinários, intestinais e sexuais têm tratamento e, frequentemente, cura. Por isso, é muito importante que você sempre informe o seu médico sobre eles.

Como problemas do assoalho pélvico afetam vários aspectos da vida de um indivíduo, uma equipe multidisciplinar e especializada é essencial para que o problema seja tratado de forma integral e para que o paciente se sinta mais confortável e acolhido, o diagnóstico seja mais completo e o tratamento mais global e efetivo, produzindo, consequentemente, resultados mais satisfatórios. 

Por:
Dr. Nucelio Luiz de Barros Moreira Lemos – CRM-SP 113.015
Dra. Augusta Morgado Ribeiro, Ginecologista - CRM-SP  144475
Lisandra Machado, Fisioterapeuta - CREFITO/3 209.954-F

Fontes:

1.     Good MM, Solomon ER. Pelvic Floor Disorders. Obstet Gynecol Clin (2019)
2.     Peng Y, Miller BD, Boone TB, Zhang Y. Modern Theories of Pelvic Floor Support. Curr Urol Rep (2018)
3.     Baracho, E. Fisioterapia aplicada à saúde da mulher. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan (2014)