O que é Tecnologia Assistiva?



Apesar de ainda ser muito pouco conhecida, a Tecnologia Assistiva já auxilia muitas pessoas ao redor do mundo.  

Mais chamada de “TA”, trata-se de um conjunto de recursos que abrange produtos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que visam à promoção da funcionalidade das pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida ou que apresentem alguma outra incapacidade.  

Acima de tudo, a Tecnologia Assistiva promove autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.  

Usuários de todas as faixas etárias e de vários contextos sociais podem se beneficiar da TA, seja na realização de tarefas relacionadas à mobilidade (uso de bengala, andador, cadeira de rodas), à comunicação (pranchas de comunicação, softwares), ao acesso à informação, ou às demais atividades do cotidiano, como vestir-se, alimentar-se, praticar um esporte e escrever. 

Vale ressaltar que a Terapia Ocupacional e a Tecnologia Assistiva são áreas intimamente relacionadas. Isso porque o terapeuta ocupacional é aquele quem avalia as demandas e as necessidades específicas de cada usuário, ou seja, suas habilidades físicas, cognitivas e sensoriais, assim como o contexto em que estão inseridos.  

O terapeuta ocupacional realiza a indicação e/ou a confecção da Tecnologia Assistiva de forma individualizada, acompanhando a receptividade do indivíduo quanto ao seu uso, suas condições socioculturais e as características físicas do ambiente em que será utilizada, instruindo e treinando o recurso de TA.  

Como exemplos, podemos citar a aplicação das órteses e próteses, uso de equipamentos de acessibilidade, a adequação postural em cadeira de rodas, adaptações para veículos, sistema de controle de ambiente e as adaptações para independência nas atividades de vida diária. 

Há uma vasta disponibilidade de produtos e recursos de TA no mercado, o que torna fundamental a avaliação de um profissional especializado para evitar prejuízos futuros, sejam físicos, emocionais e/ou financeiros. 

Por T.O. Vivian Kida e T.O. Vanessa Arakaki 

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília, 2007. 

Bersch, R. Tecnologia Assistiva ou Tecnologia de Reabilitação? I Simpósio de Tecnologia Assistiva do CNRTA (Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva). Campinas, 2014. 

Lersilp S, Putthinoi S, Lersilp T. Facilitators and Barriers of Assistive Technology and Learning Environment for Children with Special Needs. Occupational Therapy International, 2018. 

CANADIAN ASSOCIATION OF OCCUPATIONAL THERAPISTS POSITION STATEMENT. Assistive Technology and Occupational Therapy, v.70, n.2, p.113-8, April, 2003. 

Artigo relacionado a: