Características da Telemedicina


Em tempos de pandemia de COVID-19, a Telemedicina se faz cada vez mais necessária. Embora esteja ganhando bastante espaço e prestígio, muitas dúvidas ainda cercam esta modalidade de atendimento.

Conversamos com o Dr. Gustavo Leme Fernandes, ginecologista da Equipe INCREASING, que nos explicou os principais aspectos da Telemedicina. Acompanhe:

O que é a Telemedicina?

Dr. Gustavo Leme Fernandes - A Telemedicina é a possibilidade de atendimento e acolhimento ao paciente à distância através de métodos de informação. A Telemedicina já é utilizada de várias maneiras há muitos anos, seja para análise de resultados de exames, acompanhamento de tratamentos e troca de informações entre profissionais da saúde. 

Existem diversas vantagens na Telemedicina, como ampliar o contato com os pacientes, possibilitar acesso a especialistas, evitar viagens desnecessárias (quando o profissional da saúde que se necessita consultar é de outra região), facilita a troca de informação entre colegas e agiliza alguns atendimentos e resoluções de problemas.

Quem pode usar esse serviço?

Dr. Gustavo Leme Fernandes - O serviço pode ser utilizado por qualquer pessoa que tenha acesso a um telefone ou internet.

Esse serviço é regulamentado no Brasil?

Dr. Gustavo Leme Fernandes - Sim. Algumas modalidades de Telemedicina, como a liberação de laudos de exames de imagens, já são regulamentadas no Brasil há muitos anos. Existem exigências quanto ao armazenamento e transmissão dos dados de forma segura e confidencial.

Em março de 2020, devido à COVID-19, o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União a Portaria no 467 liberando a teleorientação, o telemonitoramento e a teleinterconsulta durante a pandemia. Outros conselhos de classes também autorizaram os atendimentos por Telemedicina. O COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) publicou:  “em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e visando levar atendimento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional à população e, ao mesmo tempo, assegurar o bem-estar do profissional, autorizou, por meio da Resolução nº  516, publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de março, os serviços de Teleconsulta, Teleconsultoria e Telemonitoramento”.

O Conselho Federal de Psicologia (CRP), o conselho Federal de Nutrição (CFN) e outros também autorizaram os atendimentos remotos.

O que contempla a consulta online?

Dr. Gustavo Leme Fernandes - A consulta on-line possibilita a realização da anamnese completa (entrevista voltada para a busca do diagnóstico), possibilita a formulação de hipóteses diagnósticas, solicitação de exames e prescrição de medicações. A limitação da consulta remota é a ausência do exame físico que é muito importante, mas conseguimos antecipar muitas coisas com a Telemedicina e direcionar o paciente para realizar os exames corretos. Assim, o paciente pode realizar um retorno presencial para se realizar o exame físico e confirmação do diagnóstico de maneira mais segura e precisa.

Qual é a responsabilidade do paciente ao usar o serviço de Telemedicina?

Dr. Gustavo Leme Fernandes - O paciente tem a responsabilidade de fornecer as informações corretas, sem omitir informações. Além de compreender que pode ser necessária uma avaliação presencial para conclusão do plano terapêutico.

Como será feita a prescrição de medicamentos?

Dr. Gustavo Leme Fernandes - A prescrição é feita através de assinatura eletrônica que é aceita em qualquer local.

Haverá possibilidade de retorno com o mesmo médico?

Dr. Gustavo Leme Fernandes - Sim. Os retornos são parte da consulta, lembrando que seguem as normas de retorno adotadas pela clínica.

Como vou obter a receita/pedido do médico?

Dr. Gustavo Leme Fernandes - Os pedidos e receitas são enviados por e-mail.

Quais serviços do INCREASING são contemplados por meio da Telemedicina? 

Dr. Gustavo Leme Fernandes - No INCREASING, todos atendimentos clínicos podem ser realizados por Telemedicina: Neuropelvelogia, Uroginecologia, Ginecologia Geral, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia.

O INCREASING atende com Telemedicina por meio de qual plataforma?

Dr. Gustavo Leme Fernandes - O INCREASING possui prontuário eletrônico habilitado para atendimento on-line e utilizamos todas as plataformas de teleconferência desde que garantidas as exigências éticas de privacidade do paciente e da Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD).


Artigo relacionado a: