Como o LION (implante Laparoscópico de neuromodulador) impacta na vida dos pacientes paraplégicos?

Em março de 2022, um artigo produzido pela equipe do Increasing foi publicado na revista médica Neuromodulation, divulgando um compilado de dados sobre os 10 anos de experiência com o implante laparoscópico de neuromodulador em pacientes paraplégicos.

O procedimento, conhecido como Possover - Lion, foi desenvolvido na Suíça, mas foi trazido ao Brasil em 2014 pelo Dr. Nucelio Lemos, Chefe do Departamento de Ginecologia e Neuropelveologia do Increasing.

Confira alguns dos dados do artigo:

➡️Impacto na mobilidade - Após três meses de cirurgia, a maioria dos pacientes já conseguia se levantar e iniciar o treino de marcha em barras paralelas, mesmo tendo sofrido uma lesão motora completa. Assim, os pacientes puderam tornar-se menos dependentes da cadeira de rodas para caminhar distâncias curtas, especialmente em casa.

➡️Impacto na função urinária - 47,8% dos pacientes melhoraram sua categoria de incontinência urinária, ou seja, passaram a apresentar menos episódios de incontinência. As perdas noturnas diminuíram para 30,4% dos pacientes.

➡️Impacto na função intestinal -  A melhora na escala de incontinência foi em média de 9 pontos para 5,5 pontos em 12 meses. No pré-operatório, 52% dos pacientes necessitaram de mais de 30 minutos para realizar sua evacuação e no seguimento, 65% dos pacientes reduziram para menos de 30 minutos para sua rotina intestinal.

➡️Impacto na função sexual - De acordo com um relatório preenchido pelos homens, 71% dos pacientes afirmaram terem apresentado melhora na sensibilidade na região genital.