Qual a importância da terapia ocupacional?


Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a terapia ocupacional é uma profissão voltada aos estudos, prevenção e tratamento de indivíduos com alterações motoras, cognitivas, afetivas e perceptivas, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas.

Pode atuar nos diferentes níveis, desde a atenção básica, média e alta complexidade e nas diferentes fases da vida, da infância ao envelhecimento. Alguns locais de atuação são unidades básicas de saúde, hospitais, clínicas, centros de reabilitação, escolas, instituições de longa permanência, instituições psiquiátricas, entre outros.

Tem por objetivo auxiliar o paciente na ampliação de possibilidades do fazer no dia a dia, através de estratégias que mostram que é possível realizar atividades, ainda que de forma modificada ou com adaptações. Estas atividades são todas aquelas presentes em nosso cotidiano, que envolvem desde tarefas como tomar banho, vestir-se, alimentar-se, escovar os dentes, que chamamos de atividades básicas de vida diária, até outras atividades de trabalho, lazer e interesse de cada um.

O Terapeuta Ocupacional elabora, em conjunto com o paciente e com a equipe multiprofissional a qual faz parte, um plano de tratamento individualizado, a partir das demandas, rotina, atividades e características apresentadas, inserindo-se em seu cotidiano e com um olhar integrado, que vai além do diagnóstico.

A partir do levantamento das atividades as quais o paciente apresenta dificuldades, são realizados treinos, modificações no ambiente, confecção de adaptações e utilização de recursos que facilitem o fazer e favoreçam que ele retome suas funções.

Por fim, a terapia ocupacional contribui diretamente para a promoção da independência e autonomia dos pacientes e, consequentemente, melhora em sua qualidade de vida e o terapeuta ocupacional, em conjunto com equipe multiprofissional, vem a somar nesse processo .

*Tatiane de Carvalho Lima, Terapeuta Ocupacional - CREFITO 3/ 19441-TO, do time do INCREASING, escreveu este artigo.

Artigo relacionado a: