Quando a Terapia Ocupacional é indicada?


A terapia ocupacional é uma profissão que tem o objetivo de melhorar ou recuperar a habilidade da pessoa de desempenhar atividades básicas e/ou instrumentais de vida diária.

A atuação deste profissional pode ser indicada para qualquer faixa etária, pensando que, em todas as faixas de idade, desempenhamos papéis ocupacionais e ocupações diferentes a depender do que é esperado para tal período de nossa vida.

As habilidades necessárias para desempenhar as tarefas do nosso dia a dia podem ter sido perdidas, afetadas ou não adquiridas em decorrência de diversos fatores, como patologias neurológicas, doenças crônicas, degenerativas ou congênitas, atrasos no desenvolvimento, lesões causadas por acidentes ou esforços repetitivos, dentre outros. 

Ou seja, se o indivíduo possui alguma dificuldade de desempenho nas atividades diárias que limite sua independência e autonomia, é o momento de se indicar a intervenção de um terapeuta ocupacional.

Será feita uma análise das atividades junto ao paciente, indicando as estratégias que possibilitem maior independência e autonomia, sejam por meio de exercícios, treinos, adaptação de utensílios e/ou ambiente, modificação na forma de realizar a tarefa, etc.

As áreas de atuação do terapeuta ocupacional são diversas e em cada uma destas áreas há vários exemplos de quando a atuação do profissional é indicada, como nos seguintes exemplos:

➡️​ Saúde do Trabalhador
➡️​ Reabilitação Física
➡️​ Saúde Mental
➡️​ Contexto Hospitalar
 
Existem ainda muitos outros contextos onde há a indicação de atuação deste profissional, sempre visando à habilitação, reabilitação e promoção da saúde e do bem-estar através das atividades de vida diária.

* Rafaela Dia Lima, Terapeuta Ocupacional - CREFITO 3/19536-TO, do time do INCREASING, escreveu este artigo.

Artigo relacionado a: