A psicologia como ferramenta no processo de reabilitação

 



Os pacientes que realizam reabilitação, passam normalmente por limitações motoras, neurológicas, algumas vezes cognitivas, que promovem um impacto psicológico na sua vivência diária. Muitas vezes, esses pacientes tiveram seus planejamentos de vida interrompidos e vivenciam mudanças radicais no seu dia a dia. Por isso, necessitam do apoio multidisciplinar para readequar sua rotina e seus planos para esta nova realidade, a fim de conseguirem levar uma vida plena e com qualidade.

O psicólogo é um dos profissionais que compõem esta equipe multidisciplinar, que traça e implementa o processo terapêutico do paciente e, por vezes, os seus familiares. Conforme explica a Dra. Lívia Cristina Viana, o psicólogo tem papel fundamental para auxiliar o paciente no estabelecimento e compreensão das metas e das estratégias do plano terapêutico. Essa compreensão é essencial para o alinhamento da expectativa do paciente e seus familiares com a realidade da doença. Este alinhamento de expectativas é essencial para a motivação na busca de resultados no plano de reabilitação.

Em muitas situações, a limitação motora traz ao paciente sentimentos de impotência, frustração, raiva, vergonha, baixa autoestima, inconformismo, entre outros. Com isso, torna-se fundamental o suporte psicológico ao paciente e por vezes aos seus familiares”.

Quando as funções motoras, cognitivas e sexuais são prejudicadas, alguns pacientes podem apresentar quadros de depressão, ansiedade e transtornos pós-traumáticos. “O psicólogo vai auxiliar cada indivíduo a descobrir novos modos de enfrentar esse processo e a resinificar sua vivência, com a construção de novos planos de vida, permeados por seus desejos, por aquilo que lhe faz mais sentido e lhe faz sentir-se vivo e produtivo”, afirma a psicóloga, Dra. Lívia Cristina.

O papel do psicólogo, juntamente com a equipe multidisciplinar, é promover melhor qualidade de vida e minimizar o impacto das limitações do paciente no seu cotidiano. O acompanhamento psicológico individualizado ajuda o paciente a tomar consciência das suas dificuldades e encontrar maneiras de superá-las. Assim, o psicólogo ajuda o paciente a enxergar as possibilidades de viver a vida de forma adaptada, com sua auto-estima preservada, podendo fazer escolhas, ainda que com um corpo que não funcione exatamente como ele desejaria.

Há também a modalidade de atendimentos em grupos com finalidades terapêuticas onde acontecem trocas de experiências, socialização, convívio, interação, autoconhecimento e autoaceitação. Esse processo abrange a inserção social e os laços afetivos, sejam eles da família, de amigos ou desconhecidos, e são recursos interessantes para manter o paciente motivado.

O Increasing (Instituto de Cuidados, Reabilitação e Assistência em Neuropelveologia e Ginecologia) conta com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada para atender pacientes em processo de reabilitação. Para saber mais informações entre em contato pelo telefone (11) 3938-6177 ou se preferir mande uma mensagem pelo WhatsApp no número (11) 98102-0372.