Quando devo procurar um ginecologista e/ou urologista?

 


A ginecologia e a urologia são especialidades médicas que tratam do sistema urinário e reprodutivo das mulheres e dos homens. Há diversas doenças que podem ser evitadas se a visita a um profissional da saúde acontecer regularmente. Tirar dúvidas sobre o corpo e fazer exames de rotina são importantes atitudes que auxiliam a prevenir problemas de saúde.


Falar de ginecologia e urologia ainda é um assunto que, para muitas pessoas, causa constrangimento, mas vale destacar que é preciso ter confiança no profissional e tirar todas as dúvidas sobre mudanças no corpo e demais assuntos relacionados à saúde íntima e sexual.

O urologista é o médico responsável por cuidar dos órgãos reprodutores masculinos e tratar as alterações no sistema urinário de ambos os sexos. É recomendada a consulta pelo menos uma vez ao ano, principalmente em homens a partir de 45 anos, dessa forma é possível prevenir o desenvolvimento de doenças graves como o câncer de próstata e alterações nos testículos ou pênis, por exemplo. Impotência sexual, ejaculação precoce, hidrocele, varicocele e infertilidade, são alguns outros problemas que acometem os homens.

Além disso, é o médico mais indicado para tratar problemas na bexiga, uretra e rins, que acometem tanto homens como mulheres, como pedra nos rins, incontinência urinária, dificuldade em urinar e inflamação no trato urinário.

As mulheres devem ir ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, sendo recomendado iniciar as consultas a partir da adolescência ou assim que começarem a ter relações sexuais. Doenças como câncer de mama, câncer de colo de útero, endometriose, doenças sexualmente transmissíveis, corrimentos, dentre outros, podem ser evitados por meio de exames e consultas regulares ao médico.

Além das doenças apresentadas acima, ir ao ginecologista é importante em casos de infertilidade, alterações menstruais e também quando a mulher decide iniciar ou deixar de usar algum método contraceptivo, apresenta alguma infecção, sente dor durante a relação sexual ou menstruação. Em suma, sempre que algo estiver errado com a vagina, o útero, trompas ou ovários.

Existe uma subespecialidade da ginecologia e da urologia, chamada Uroginecologia, focada na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas que afetam o sistema urinário e órgãos do assoalho pélvico das mulheres. O uroginecologista é responsável por preservar a saúde da bexiga, uretra, pélvis, útero, reto, vagina e intestino. Casos como perda involuntária de urina ou fezes; prolapso genital - conhecido como bexiga caída; flacidez vaginal; vulvodínia; desconforto na abertura vaginal; são algumas situações que requer um profissional desta subespecialidade para tratar.

A visita ao ginecologista e ao urologista é muito importante, principalmente em certas fases e idades. Não deixe para procurar o especialista somente em momentos críticos, faça exames de rotina e evite complicações na saúde. 

O Increasing (Instituto de Cuidados, Reabilitação e Assistência em Neuropelveologia e Ginecologia) possui uma equipe médica multidisciplinar e uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudar o paciente a viver com qualidade. Para saber mais informações entre em contato pelo telefone (11) 3938-6177 ou, se preferir, mande uma mensagem pelo WhatsApp no número (11) 98102-0372.