O conceito Bobath é uma abordagem terapêutica indicada para distúrbios neurológicos que acometem o sistema nervoso central e periférico, sendo indicada para crianças e adultos - desde bebês com atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor até idosos com desordens neurológicas, por exemplo. O conceito visa à reabilitação do paciente com um olhar individualizado, específico e inclusivo, que enfatiza a importância da plasticidade cerebral e da capacidade do cérebro de mudar e se adaptar através de informações preexistentes, assim como novas experiências.
Importante ressaltar que Bobath é considerado um conceito por não ter um protocolo ou modelo fixo a ser aplicado no paciente, o que permite ao profissional desenvolver um plano terapêutico baseado nas habilidades e inabilidades encontradas durante a avaliação. Conforme explica a Dra. Alyne Lima Barbosa, especialista em fisioterapia neurofuncional e fisioterapia cardiorrespiratória, a aplicação é individualizada e baseada nas necessidades específicas do paciente. “Uma avaliação minuciosa global, assim como análise funcional do movimento, é feita para medir a funcionalidade e estabelecer os objetivos de curto e longo prazo, onde será traçado um tratamento centrado no paciente e holístico", pontua a profissional.
O objetivo do conceito é proporcionar ao paciente a participação em funções esperadas para as idades. Caso seja detectado algum atraso, é possível planejar um tratamento a fim de buscar seu maior potencial, com a máxima qualidade possível, baseando-se na compreensão do desenvolvimento neurológico típico.
“O profissional busca entender como os distúrbios afetam o movimento e a capacidade de função do paciente, quais os impactos para a sua independência, e auxilia o paciente a recuperar a capacidade de controlar seus movimentos e funções diárias, tornando-o mais independente e capaz de participar de suas atividades cotidianas”, ressalta a Dra. Alyne Barbosa.
Nos casos de bebês e crianças, a participação dos pais é fundamental, pois os mesmos estímulos aplicados na clínica precisam ser replicados em casa. Na infância, o Conceito Bobath é mais comumente aplicável em crianças com paralisia cerebral ou encefalopatia crônica não evolutiva.
A compreensão profunda da neurociência utilizada no conceito é um dos pilares para o diferencial na reabilitação. “Associar conhecimentos sobre a patologia e ao mesmo tempo manter um olhar direcionado, específico e, principalmente, voltado para as necessidades do paciente, têm mostrado maior eficácia em sua recuperação, o que impacta de forma significativa na melhora da qualidade de vida”, argumenta a fisioterapeuta.
O Increasing (Instituto de Cuidados, Reabilitação e Assistência em Neuropelveologia e Ginecologia) conta com uma equipe treinada e capacitada para realizar o tratamento neuroevolutivo por Bobath. Procure a unidade na Rua Dr. Bacelar, 227, em São Paulo (SP) ou se preferir ligue para (11) 3938-6177 e consulte. Há também um canal de atendimento pelo WhatsApp pelo telefone (11) 98102-0372.